A
Primeira Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica da Escola Estadual
Francisco de Assis Pinheiro – MOICTEC – Trata-se de um evento escolar a ser
promovido como culminância do projeto “Iniciação Científica: O Confronto Teoria
X Prática” que foi implantado e desenvolvido na referida escola desde o início
do ano letivo de 2015 como ação do Projeto de Inovação Pedagógica – PIP.
O Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) é uma
oportunidade que os educadores (professores e equipe pedagógica), da rede
estadual de ensino do Rio Grande do Norte têm para desenvolver projetos
inovadores, a partir das suas necessidades e realidades, no intuito de ajudar a
minimizar os problemas de aprendizagens enfrentados pela escola, além de
possibilitar a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a
redução da evasão escolar.
Assim,
por ter como campo de desenvolvimento a iniciação científica, o projeto da
mostra científica já se torna importantíssima somente por esse aspecto. Mas,
como observamos pelo lado da sua implantação em si, observamos que a mesma
constitui-se em recursos riquíssimos para divulgação da ciência na comunidade
escolar. Além de percebermos que a construção de um experimento científico
envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os
alunos.
Esse
aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto
para o professor quanto para o aluno. Aprendizado é troca, e o processo é
importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como
se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu
trabalho pode ser melhorado. É neste momento que o professor deve exercer sua
principal função, de orientador do processo de ensino e aprendizagem do aluno –
e não a de detentor absoluto do saber.
Conforme
relato de técnicos da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, as feiras de
ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio são
importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas
científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar. (Bernardes, 2011 - Disponível
em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0006.html).
Outro
fato interessante que demonstra a importância das feiras para o desenvolvimento
da escola é que muitas vezes o público desse evento, geralmente de pessoas da
comunidade (professores, funcionários, alunos e pais de alunos) relata ter
aprendido fatos que desconheciam, reagindo sempre positivamente ao evento.
Também são comuns os comentários sobre como não gostavam das disciplinas de
exatas, ou como não conseguiam aprender nada quando estudavam.
2 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Desenvolver
uma mostra de iniciação científica e tecnológica na Escola Estadual Francisco
de Assis Pinheiro, articulando alunos e professores, com intuito de propor,
incentivar e executar projetos de caráter científico, como forma de
operacionalizar o Projeto de Inovação Pedagógica da Escola, além de oportunizar
a construção de um conhecimento sistematizado, preciso e fundamentado do
cotidiano.
2.2 Objetivos Específicos
·
Desenvolver as ações interventivas do
PIP da Escola de forma a colocar em prática o eixo norteador do projeto –
Iniciação Científica;
·
Sensibilizar os alunos e professores da
comunidade escolar para a importância de participar integralmente no tocante a
organização e execução dos projetos científicos;
·
Desenvolver habilidades para a
elaboração e execução de projeto, de forma a condicioná-los o método
científico;
·
Despertar o interesse e o gosto pelos
estudos e pela produção de conhecimento;
·
Demonstrar os conhecimentos produzidos
durante a elaboração e execução dos projetos científicos;
·
Contribuir para a produção e divulgação
do conhecimento científico no município de Itaú e cidades circunvizinhas;
·
Demonstrar o potencial intelectual, criativo
e empreendedor dos jovens itauenses estudantes do Ensino Médio;
·
Compreender a ciência como conhecimento
acessível a todos e que faz parte do cotidiano de todos;
·
Divulgar idéias e práticas sustentáveis
que podem contribuir para facilitar a vida da população itauense e para o
desenvolvimento local;
·
Participar de oficinas temáticas como
forma de apropriação e sistematização de informações ligadas a iniciação
científica;
COORDENADORES
Antonio Leonilde de Oliveira
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1662677411684498
José Clovis Pereira de Oliveira
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/0246274114019429
EQUIPE
GESTORA
Laecio Andrades De Freitas
(Diretor)
Maria Rivanilda De Freitas Gurgel
(Vice-Diretora)
Maria Do Socorro De Paiva Morais
(Coordenadora Pedagógica)
Francisca Das Chagas De Paiva Bessa
(Coordenadora Financeira)
Geraldo Pinheiro Filho
(Apoio Pedagógico)
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