quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Projeto MOICTEC 2015

A Primeira Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro – MOICTEC – Trata-se de um evento escolar a ser promovido como culminância do projeto “Iniciação Científica: O Confronto Teoria X Prática” que foi implantado e desenvolvido na referida escola desde o início do ano letivo de 2015 como ação do Projeto de Inovação Pedagógica – PIP.
 O Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) é uma oportunidade que os educadores (professores e equipe pedagógica), da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte têm para desenvolver projetos inovadores, a partir das suas necessidades e realidades, no intuito de ajudar a minimizar os problemas de aprendizagens enfrentados pela escola, além de possibilitar a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a redução da evasão escolar.
Assim, por ter como campo de desenvolvimento a iniciação científica, o projeto da mostra científica já se torna importantíssima somente por esse aspecto. Mas, como observamos pelo lado da sua implantação em si, observamos que a mesma constitui-se em recursos riquíssimos para divulgação da ciência na comunidade escolar. Além de percebermos que a construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.
Esse aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno. Aprendizado é troca, e o processo é importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu trabalho pode ser melhorado. É neste momento que o professor deve exercer sua principal função, de orientador do processo de ensino e aprendizagem do aluno – e não a de detentor absoluto do saber.
Conforme relato de técnicos da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, as feiras de ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar. (Bernardes, 2011 - Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_em_ciencias/0006.html).
Outro fato interessante que demonstra a importância das feiras para o desenvolvimento da escola é que muitas vezes o público desse evento, geralmente de pessoas da comunidade (professores, funcionários, alunos e pais de alunos) relata ter aprendido fatos que desconheciam, reagindo sempre positivamente ao evento.
Também são comuns os comentários sobre como não gostavam das disciplinas de exatas, ou como não conseguiam aprender nada quando estudavam.


2 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Desenvolver uma mostra de iniciação científica e tecnológica na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, articulando alunos e professores, com intuito de propor, incentivar e executar projetos de caráter científico, como forma de operacionalizar o Projeto de Inovação Pedagógica da Escola, além de oportunizar a construção de um conhecimento sistematizado, preciso e fundamentado do cotidiano.

2.2 Objetivos Específicos

·         Desenvolver as ações interventivas do PIP da Escola de forma a colocar em prática o eixo norteador do projeto – Iniciação Científica;
·         Sensibilizar os alunos e professores da comunidade escolar para a importância de participar integralmente no tocante a organização e execução dos projetos científicos;
·         Desenvolver habilidades para a elaboração e execução de projeto, de forma a condicioná-los o método científico;
·         Despertar o interesse e o gosto pelos estudos e pela produção de conhecimento;
·         Demonstrar os conhecimentos produzidos durante a elaboração e execução dos projetos científicos;
·         Contribuir para a produção e divulgação do conhecimento científico no município de Itaú e cidades circunvizinhas;
·         Demonstrar o potencial intelectual, criativo e empreendedor dos jovens itauenses estudantes do Ensino Médio;
·         Compreender a ciência como conhecimento acessível a todos e que faz parte do cotidiano de todos;
·         Divulgar idéias e práticas sustentáveis que podem contribuir para facilitar a vida da população itauense e para o desenvolvimento local;

·         Participar de oficinas temáticas como forma de apropriação e sistematização de informações ligadas a iniciação científica;

COORDENADORES
Antonio Leonilde de Oliveira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1662677411684498
José Clovis Pereira de Oliveira
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/0246274114019429


EQUIPE GESTORA
Laecio Andrades De Freitas
(Diretor)
Maria Rivanilda De Freitas Gurgel
(Vice-Diretora)
Maria Do Socorro De Paiva Morais
(Coordenadora Pedagógica)
Francisca Das Chagas De Paiva Bessa
(Coordenadora Financeira)
Geraldo Pinheiro Filho
(Apoio Pedagógico)

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